Imagem cabaçalho das páginas internas

Para uma empresa, crescer é opção, melhorar, é necessidade

Criado em: 31/07/2025 , por Samas
Para uma empresa, crescer é opção, melhorar, é necessidade

Uma decisão que muitos empreendedores enfrentam no dia a dia é se devem ou não investir no crescimento de suas empresas.

A resposta a esta questão não é tão simples, pois depende de diversos fatores e envolve pontos positivos e negativos.

Os pontos positivos da expansão podem ser: geração de maior volume de receitas (e possibilidade de lucros futuros), ganhos de escala, maior reconhecimento da marca, melhoria na reputação/status (uma empresa que está se expandindo gera uma imagem positiva), acesso a melhores fornecedores e tecnologias e atração de mão de obra qualificada.

Por outro lado, podem surgir alguns efeitos não tão positivos da expansão, tais como: maior complexidade na gestão, aumento da necessidade de capita (maior risco do negócio), crescimento desordenado, perda do controle da gestão do negócio (empreendedor precisa delegar, e isto nem sempre é fácil), decisões de investimentos equivocadas ou sem critério, perda de qualidade do produto ou serviço (e de reputação) e dificuldade em mensurar/controlar os custos.

Como se pode perceber, há oportunidades e riscos em expandir um negócio. A decisão deve ser criteriosa e estar ligada aos objetivos e estratégias do negócio.

Se decisão de expandir não é tão simples e óbvia. A decisão de melhorar não pode estar sujeita a este tipo de dúvida. A melhoria contínua da gestão precisa fazer parte da realidade dos empreendimentos que desejam permanecer relevantes no mercado. As empresas que não investem no melhoramento contínuo enfrentarão dificuldades e estão sujeitas a encerrarem as suas atividades (fecharem as portas) no médio ou longo prazo.

A melhoria pode estar baseada em processos, pessoas ou tecnologias. A compreensão da realidade do negócio auxilia o empreendedor nesta tarefa, o que pode ser alcançado por meio de um diagnóstico (mapeamento) da situação da empresa.

O diagnóstico irá apontar os pontos em que a empresa já é eficiente e aqueles em que são necessárias melhorias. Como resultado, no final, além da melhoria, a empresa terá mais informações que poderão auxiliar na tomada de decisão sobre a expansão do negócio.


Fique por dentro das novidades