
A moeda de cada país pode ser classificada de diversas formas. Neste artigo, vamos descrever sobre o que é uma moeda conversível ou não conversível.
Uma moeda é considerada conversível quando ela constitui reserva confiável de valor (mantém seu valor) e é facilmente aceita nas trocas (câmbio) por outra moeda. Em geral, as moedas conversíveis estão relacionadas a países com economias estáveis e desevolvidas e são amplamente aceitas como meio de pagamento no comércio internacional.
As principais moedas conversíveis e seus respectivos símbolos são:
- Dólar dos Estados Unidos (USD)
- Euro (EUR)
- Libra Esterlina (GBP)
- Iene Japonês (JPY)
- Dólar Australiano (AUD)
- Dólar Canadense (CAD)
- Franco Suíço (CHF)
Por sua vez, as moedas não conversíveis não são consideradas como reservas confiáveis de valor (são instáveis) e também não são aceitas como meio de pagamento no comércio internacional.
As moedas não conversíveis estão normalmente associadas a economias pouco desenvolvidas, que apresentam alguma instabilidade política e econômica
São exemplos de moedas não conversíveis, com seus respectivos símbolos:
- Real Brasileiro (BRL)
- Peso Mexicano (MXN)
- Peso Argentino (ARS)
- Peso Chileno (CLP)
- Rand Sul-africano (ZAR)
- Rublo Russo (RUB)
- Yuan Chinês (CNY) / Renminbi Chinês (RMB)
Respondendo à questão do título deste artigo, percebe-se que, a exemplo de outras moedas de países em desenvolvimento, o Real Brasileiro (BRL) não é considerado uma moeda conversível, pois ainda não atende aos requisitos de representar reserva confiável de valor e ser amplamente aceito como meio de pagamento no comércio internacional.